Alimentar os gatos não é uma tarefa simples. Há muitas indicações importantes para que os pets possam ter uma vida saudável e um bom desenvolvimento. 

Sabendo disso, você já parou para pensar o que pode estar fazendo errado quando o assunto é a alimentação do seu gato? Não?! Então, confira neste post!

Não ter uma frequência de alimentação

Uma das principais coisas que você pode estar fazendo de errado na alimentação do seu gatinho é optar por não ter padrão, ou seja, oferecer comida a qualquer momento do dia.  

Os felinos domésticos são animais que necessitam de uma rotina, tanto em questões de manejo e brincadeiras, quanto relacionado à alimentação. De acordo com especialistas da saúde animal, é recomendado alimentar o pet pelo menos duas vezes por dia em horários específicos, mas também se pode aumentar a quantidade de porções diárias oferecidas contribuindo para o bem-estar do seu pet. 

Por exemplo, se o seu pet se alimenta de 100g de ração ao dia, pode-se dividir esta quantidade total em 5 porções, totalizando 20g por porção oferecidas a cada 4h ao longo do dia. 

Ah, nada de deixar a quantidade de ração necessária por dia sempre disponível, já que isso pode causar obesidade e prejudicar a saúde do seu animal. E, claro, não queremos que isso aconteça, não é? 

Posicionar mal o comedouro

Nos momentos de alimentação os gatos precisam se sentir seguros, tranquilos e confortáveis. Por isso, confira se o comedouro do pet está em um lugar adequado da casa.  

Mas e se não estiver? O que fazer para corrigir isso?  

A vasilha deve ficar em um local calmo e amplo, para que o seu bichano fique mais confortável durante as refeições. Seguindo o próprio instinto, os gatos preferem ter sempre uma visão clara do ambiente para conseguir detectar facilmente possíveis rivais ou predadores. Em outras palavras: traz mais tranquilidade!  

Então, se o comedouro está em um cantinho de qualquer cômodo, mude-o de lugar e em poucos dias, você já perceberá a satisfação do felino!  

Deixar faltar água

A água também faz parte da alimentação felina! 

Mesmo oferecendo um alimento úmido com todos os ingredientes nutricionais, não esqueça de deixar o gatinho ter acesso livremente a um bebedouro pois a desidratação pode trazer uma série de prejuízos e até mesmo levar o animal à morte.  

Portanto, observe como o seu pet gosta de beber água, seja em uma vasilha convencional ou em fontes de água corrente, e coloque em prática em sua casa! 

Um detalhe também importante é que as vasilhas de água e comida do bichano fiquem em locais distantes uma da outra, assim como longe da caixa sanitária. Mais uma particularidade vinda do instinto felino.

Outros erros comuns 

Pensa que acabou? Ainda não. Temos mais algumas dicas importantes que você precisa saber sobre a alimentação do seu gato!  

A primeira delas é quanto ao ato de dar comida humana. Há alimentos que o seu gato não deve comer de jeito nenhum, como chocolate, leite, cafeína, uvas etc. São vistos por muitas pessoas como “inofensivos”, mas esses ingredientes podem gerar problemas de saúde no pet, desde uma diarreia, passando por falência dos rins e dependendo da quantidade ingerida, pode levá-lo à morte.  

Com isso, as rações, sem dúvidas, são os alimentos que irão proporcionar uma vida sem complicações para o seu bichano. Claro, as próprias para os gatos, pois eles também não devem comer ração para cachorros, já que apresentam características e necessidades nutricionais muito diferentes dos doguinhos.  

Outra dica valiosa é caso você perceba que seu pet está demonstrando algum problema no dia a dia, como perda de apetite ou vômitos após as refeições, é levá-lo imediatamente ao médico veterinário para investigar o que pode estar acontecendo com o seu pet.  

Notou algo estranho? Nada de fazê-lo tomar remédios sem prescrição do veterinário. Afinal, apenas eles são capazes de receitar os medicamentos mais indicados para cada caso de acordo com as enfermidades que podem afetar os bichanos. Fique bem atento (a) quanto a isso! 

A alimentação também deve ser um ponto de atenção para os tutores de gato. A linha Nature Fórmula é uma ração preparada à base de ingredientes 100% naturais, sem corantes ou conservantes artificiais que garantem a manutenção da saúde dos felinos. 

 Leia também!

Criador Como ensinar o seu gato a utilizar a caixa de areia

Como ensinar o seu gato a utilizar a caixa de areia

Criador O que é enriquecimento ambiental e quais os benefícios para o pet?

O que é enriquecimento ambiental e quais os benefícios para o pet?

Criador Yucca: Como Ela Age e Principais Benefícios para os Pets

Yucca: Como Ela Age e Principais Benefícios para os Pets

Criador Entenda a importância de praticar a socialização do cachorro

Entenda a importância de praticar a socialização do cachorro