Até pouco tempo, ainda era muito comum ouvir que ter um cachorro é um privilégio exclusivo apenas para quem vive em casas espaçosas. Bom, mas hoje não é bem assim. Conhecendo bem como escolher um cachorro para apartamento é totalmente possível criar um peludo em qualquer lugar!

Mesmo que seja possível ter um amigo de quatro patas morando em apartamento, é necessário lembrar que os pets precisam de cuidados especiais, e que é necessário ter atenção a certos pontos da sua casa para que o pet viva confortável. 

Se você está pensando em adotar um cachorrinho, continue a leitura e confira algumas dicas para saber como escolher um cachorro para apartamento

1) Dê preferência a cães pequenos

Os cães de pequeno porte são os mais recomendados para quem mora em apartamento, mesmo que ele seja espaçoso. Os pets de porte grande necessitam de locais para se exercitar e brincar, o que muitas vezes, não encontramos em alguns apartamentos. 

Por isso, para que você tenha um companheiro com uma vida mais confortável e com bastante espaço para brincar, dê preferência aos cachorrinhos pequenos. Um amigo pequeno não só irá se adaptar melhor ao espaço como terá mais qualidade de vida. 

2) Leve em consideração o comportamento do pet

Cada cachorrinho possui uma personalidade própria, por isso é preciso lembrar que nem todos se adaptam à vida de um prédio. Alguns pets, mesmo que pequenos, possuem muita energia e precisam de estímulos para se divertir, sendo assim, ao analisar esse ponto, é necessário que você adapte o seu lar para a chegada do novo integrante da família. 

3) Lembre-se do barulho

Morar em apartamento tem algumas particularidades, como conviver com vizinhos ao lado, em cima e embaixo, que podem se incomodar com alguns barulhos. Alguns pets podem e até necessitam se expressar e se comunicar com os tutores com latidos. Porém, existem peludos que são mais comunicativos e agitados. 

Por isso, ao escolher o seu novo cachorrinho, dê preferência às raças mais calmas e silenciosas. E se ficar em dúvida sobre a personalidade do pet, pergunte aos criadores ou antigos tutores. E se quiser, vale a pena também avisar aos seus vizinhos que o novo filho de quatro patas está chegando. 

4) Calcule o espaço disponível para o pet

O próximo fator que precisa ser levado em consideração é: o quanto de espaço terá disponível para o seu pet. É importante lembrar que o cachorro precisará de locais para comer, dormir, fazer suas necessidades e brincar. Então, analise o seu apartamento, tentando imaginar onde ficaria cada acessório do pet e quanto de espaço o cachorrinho aproveitará. 

Não esqueça de analisar os espaços que são perigosos ou que que você deseja que o pet não fique, para te ajudar nesse cálculo de espaço. Assim, ficará muito mais fácil você escolher um cachorrinho para apartamento pequeno

5) Prepare a sua casa para chegada do seu amigo

Todos os pets necessitam de acessórios. Comedouros, bebedouros, caminha, brinquedos e tudo para o bem-estar dele é necessário. No caso de morar com o cachorro em apartamento, os brinquedos serão ainda mais necessários, para que o cãozinho gaste energia por meio de um ambiente enriquecido com acessórios e brinquedos que garantam a diversão e mantenham a saúde e o bem-estar em dia. 

Gostou das dicas? Lembre-se que a Alinutri também pode ajudar com o seu novo amiguinho, com uma linha especial de rações naturais Nature Fórmula para cachorros filhotes ou adultos de raça pequena ou média. Vale a pena conferir! 

Banner da ração Nature Fórmula parai ilustrar o texto sobre ração para cães de pequeno porte no blog da Alinutri.

 Leia também!

Criador O que é enriquecimento ambiental e quais os benefícios para o pet?

O que é enriquecimento ambiental e quais os benefícios para o pet?

Criador Yucca: Como Ela Age e Principais Benefícios para os Pets

Yucca: Como Ela Age e Principais Benefícios para os Pets

Criador Entenda a importância de praticar a socialização do cachorro

Entenda a importância de praticar a socialização do cachorro

Criador Saiba quais são as vacinas principais para cães e gatos

Saiba quais são as vacinas principais para cães e gatos