É fundamental seguir uma dieta balanceada na criação de suas aves. Inclusive, a ração extrusada é um dos alimentos mais completos para o dia-a-dia desses animais. Ficou curioso para saber os motivos disso?
Então, confira neste artigo os benefícios da ração extrusada!
Ração extrusada
Para começar, é preciso entender o conceito dessa ração!
Basicamente, a ração extrusada é como o alimento que passa pelo processo de extrusão. Nele as matérias primas (milho, aveia, linhaça, ovo, entre outras) entram na máquina conhecida como extrusora, onde ocorrem várias etapas, como cozimento em alta temperatura e pressão, mistura, secagem e texturização. No final, o produto é cortado por lâminas no formato que se deseja.
A diferença maior da ração extrusada para outros alimentos é que ela possui padrão, sendo que em cada partícula está presente a mesma quantidade de umidade, proteína, fibra e matéria mineral. Sim, isso mesmo, com a mesma quantidade de nutrientes!
Uma simetria nutricional perfeita, não é?
Vantagens para as aves
Entre as vantagens da ração extrusada para aves, está principalmente a obtenção de um alimento completo balanceado e livres de toxinas, o que representa um grande ganho na qualidade de vida, e longevidade para essas aves.
Além disso, a ave que se alimenta de extrusada garante mais facilidade na digestão, porque os nutrientes são absorvidos de forma eficiente pelo aparelho digestório e mais desempenho energético. Ou seja, mais energia para se desenvolver, cantar, voar e realizar mudas de penas, por exemplo.
E não é só isso. Ainda, com a ração extrusada, o tutor pode ter mais economia, pelo fato de o consumo de ração ser cerca de 30 a 40% menor que o volume de sementes que seriam utilizadas, já que com esse alimento não há desperdício.
Troca da alimentação
Se você ficou interessado em mudar a alimentação do seu pássaro, tenha atenção.
O mais indicado é que isso ocorra a partir da mistura das sementes de costume com a própria ração e, aos poucos, ir reduzindo a dieta antiga.
Depois de um tempo, uma boa sugestão é retirar o alimento antigo à noite e deixar apenas a extrusada como única opção no período da manhã. Dessa forma, é possível estimular o animal a ingerir apenas essa nova fonte de proteínas.
Encontrou resistência de sua ave? Tenha paciência, porque são animais que não curtem mudanças. E, claro, ter ao lado um médico veterinário faz total diferença para você ter certeza de que o processo de adaptação irá ocorrer com mais tranquilidade.