Muitos tutores de gatos ainda têm essa dúvida: eu preciso ajudar meu gato a aprender a usar a caixa de areia ou ele irá utilizá-la naturalmente? De fato, na maioria dos casos, o bichano aprenderá a realizar suas necessidades na caixa sozinho, graças aos seus instintos: eles naturalmente tentam esconder seus dejetos para não atrair predadores. Você sabia disso?
Mas, para casos em que isso não ocorra de forma natural, preparamos algumas dicas, tanto para tutores de primeira viagem quanto para os que querem fazer com que seu gato se adapte à caixa depois de tentativas frustradas.
Preste atenção às dicas e garanta que o gato aprenda a usar a caixa de areia!
Quanto antes ele se adaptar, melhor
Uma dica importante: não deixe para depois o que você pode garantir antes.
Realizar esse processo de adaptação é muito mais fácil para o gato na fase filhote, garantindo também que ele siga esse comportamento para o resto da vida, se todas as condições permanecerem favoráveis para isso.
Escolha a caixa de areia do tamanho certo
Seu gato precisa se sentir à vontade e seguro para realizar suas necessidades, por isso, a caixa escolhida vai desempenhar um papel importante na adaptação do bichano.O ideal é que o gato consiga se mover dentro da caixa em um ângulo de 360 graus, tendo espaço para se posicionar confortavelmente podendo cavar e enterrar seus dejetos posteriormente.
A caixa deve ser aberta tendo o tamanho ideal de acordo com o tamanho do seu gato e da fase de vida em que ele se encontra, mas o fato é que hoje existem uma enorme variedade de opções, tanto as mais modernas e planejas até as mais clássicas.
E como escolher a areia para o gato?
Existem diferentes tipos de areias higiênicas para gatos, cada uma com suas características específicas. A areia indicada para o seu felino é aquela que forma torrões firmes e consistentes, com grãos médios a finos e preferencialmente sem odor. Essas necessidades se explicam devido a alguns fatores:
- O pó produzido por alguns substratos de acordo com o uso pode acarretar queixas respiratórias;
- Os felinos possuem preferência pela textura em grãos médios ou finos visto o incômodo tátil de grãos grandes e rígidos pelos coxins (patas);
- De preferência sem odor com o intuito de evitar possíveis crises em felinos alérgicos ou com problemas respiratórios.
Estratégias para deixar seu pet mais feliz
Dependendo do local em que a caixa está posicionada, o gato pode não se sentir confortável para realizar suas necessidades fisiológicas.
Alguns cuidados são: evitar posicioná-la perto da área em que o pet geralmente se alimenta, dar preferência para pontos menos movimentados da casa e garantir que ele tenha fácil acesso à essa área.
Ensinando o gato a usar a caixa de areia
De primeira, o felino pode ignorar a caixa e continuar fazendo xixi e cocô em outros pontos da casa, e é aí que o tutor deve tentar induzi-lo gradualmente a se habituar com a caixa.
De vez em quando, busque posicioná-lo dentro dela e estimulá-lo a se movimentar, para fazer com que se acostume com o local e se sinta seguro e confortável. Logo, ele deve começar a reconhecer que aquele é o melhor ponto para fazer suas necessidades.
Nas primeiras vezes, você pode recompensar o bichano após ele utilizar a caixa, fazendo-o entender que está agindo corretamente.
Como limpar a caixa de areia do gato?
Para mantê-la utilizável, você deve recolher os dejetos no mínimo duas vezes ao dia. É essencial que com regularidade, pelo menos uma vez por semana, a caixa também passe por uma limpeza profunda, com água e detergente neutro, deixando-a secar completamente antes de introduzir a nova areia.
E se meu gato continuar a se recusar a usar a caixa de areia
Alguns erros nessas dicas podem fazer com que o bichano não se adapte ao uso da caixa, como:
- Uma caixa de areia pequena demais;
- A posição dela em lugares movimentados e barulhentos;
- A caixa está muito suja;
- Outro gato não o deixa utilizar a caixa;
- No caso de gatos sênior, a altura da caixa e falta de mais uma opção pode ser uma dificuldade;
Para saber porque o gato ainda se recusa a realizar suas necessidades na caixa, eve-o ao médico veterinário de sua confiança para averiguar se há algo acontecendo relacionado a saúde do seu gato.
O tutor deve ficar de olho principalmente em como ele reage perante à caixa, mas lembre-se: se você seguir todas as dicas corretamente, é provável que o gato se adapte a utilizar a caixa rapidamente!