Na hora de comprar ração para o seu cachorro, é normal ficar na dúvida sobre qual você deve levar para casa. Afinal, no mercado existem diversas opções que atendem atender as necessidades dos cães. Então, qual a melhor ração para cachorro?

Para te ajudar com esse dilema do dia-a-dia, preparamos algumas dicas fundamentais para te ajudar a escolher a melhor opção para o seu amigo de quatro patas. 

Desde os filhotes até os adultos, em todas as fases da vida do cachorro existem informações fundamentais para garantir o bem-estar do animal de estimação.

O tipo ideal de alimentação, por exemplo, varia de acordo com a idade do cão e interfere diretamente no desenvolvimento, crescimento, longevidade, energia e disposição do seu cãozinho.

Composta por uma mistura de alimentos equilibrada, a principal função da ração e o que deve ser levado em conta no momento de sua escolha é a capacidade dela de fornecer ao animal os nutrientes necessários para que ele tenha um desenvolvimento satisfatório dentro dos padrões de sua espécie e raça. O tipo de ração é determinado pela qualidade dos ingredientes usados na sua composição.

Conheça os diferentes tipos de classificação de rações que irão suprir as necessidades nutricionais de seu bichinho.

Conheça os tipos de ração para cachorro

Na seção de rações para pet, você pode se deparar com várias opções de diferentes preços. Isso acontece porque a qualidade dos ingredientes muda de uma ração para a outra. Entretanto, isso pode afetar a absorção dos nutrientes. 

A partir dessa lógica, encontramos três tipos de ração para os cães: standard, premium e super premium. 

A ração standard tem um preço mais acessível e é feita a base de proteínas simples, que dificultam um pouco a digestão e a absorção das vitaminas. 

A premium costuma ser mais cara do que a standard e esse tipo, é feito com proteínas vegetais que facilitam a absorção das substâncias. Já a super premium, apesar de ser a mais cara, é a ração que entrega o melhor aproveitamento dos nutrientes, já que em sua composição possui substâncias de qualidade. Além disso, ela é a mais indicada por veterinários, uma vez que possui componentes extras para saúde do cachorro. 

Nesse caso, vale a pena pensar no custo-benefício antes de adquirir a ração, uma vez que os produtos de qualidade irão contribuir para a prevenção de doenças e melhor digestão. 

  • Standard: A ração Standard é um alimento intermediário, completo e com um valor relativamente mais baixo que o Premium e Super Premium. Atende ás necessidades dos animais, porém, com poucas tecnologias.
  • Premium: A ração Premium é classificada como melhor que a standard. Ela possui mais digestibilidade para os cães. Contém uma porcentagem de nutrientes de origem animal maior que na ração padrão. É muitas vezes indicadas pelos profissionais para o tutor, já que é uma ração que tem um certo padrão de qualidade.
  • Super Premium: A Super Premium é a ração mais indicada pelos médicos veterinários. Elas possuem em sua composição um índice de ingredientes de origem animal bem alta e é a que possui melhor digestibilidade pelo cão. Um ponto positivo da superpremium é que ela não usa praticamente corante em sua composição. Um ponto negativo é o preço mais elevado que nas outras rações, porém supre a exigência nutricional do cão de forma bastante satisfatória.

Ingredientes fundamentais

Um outro fator importante para determinar qual ração levará para casa são os nutrientes. 

No caso dos filhotes, a proteína será muito importante para a saúde deles. Por isso, escolha uma ração com boas doses de proteína. 

As proteínas são fundamentais para o organismo do cãozinho, pois elas possuem duas funções específicas para que eles cresçam saudáveis: a primeira é a função estrutural e a segunda é a metabólica. 

Talvez você esteja se perguntando o que isso significa. Bom, a proteína com função estrutural atua nos tecidos, músculos e pele sustentando-os diretamente. E a proteína metabólica atua diretamente nas reações que ocorrem no interior das células, acelerando-as e facilitando com essas reações aconteçam. 

As gorduras saudáveis como os óleos de peixes e gorduras das aves, também são muito importantes e ricas em energia para o cachorro. 

E não é só isso! Os ômegas 3 e 6, encontrados nos peixes, controlam as reações inflamatórias, regulam o sistema de imunidade, previnem doenças e melhoram as funções cardíacas, renal e cognitiva do cachorro. Além disso, essas substâncias atuam na prevenção de cálculos renais e doenças inflamatórias no intestino. 

Esteja sempre atento aos benefícios

Agora que você já sabe como deve escolher a melhor ração para o cachorro, então esteja sempre atento às vantagens e benefícios das rações que encontrar no mercado. 

A Natura Fórmula Super Premium fornece ao cachorro os elementos nutritivos necessários para o seu bem-estar. Proteínas, ômegas 3 e 6, vitaminas e óleos de peixes são ingredientes encontradas nessa ração que são fundamentais para dar energia e auxiliar em uma boa digestão do seu pet. 

E não se esqueça: para escolher a melhor ração para o cachorro, utilize as nossas dicas e consulte um especialista veterinário para orientações. Assim, você terá um amigo saudável e cheio de energia ao seu lado!

 Leia também!

Criador O que é enriquecimento ambiental e quais os benefícios para o pet?

O que é enriquecimento ambiental e quais os benefícios para o pet?

Criador Yucca: Como Ela Age e Principais Benefícios para os Pets

Yucca: Como Ela Age e Principais Benefícios para os Pets

Criador Entenda a importância de praticar a socialização do cachorro

Entenda a importância de praticar a socialização do cachorro

Criador Saiba quais são as vacinas principais para cães e gatos

Saiba quais são as vacinas principais para cães e gatos