Você já pensou em criar peixe de forma comercial? Se a resposta for sim, saiba que pensou em uma boa alternativa de negócio!
Há aproximadamente duas décadas, a criação de peixes é uma atividade promissora para a economia brasileira.
A proposta de negócio cresceu, devido a necessidade de produzir peixes em cativeiros sob condições planejadas, para quebrar o padrão de pesca extrativista.
Com o extenso território litorâneo e um clima tropical, a produção de peixe cresceu e por isso, o Brasil é um dos países que mais consomem peixe no mundo.
Na piscicultura, a criação de peixes é totalmente monitorada e as espécies são controladas desde o início da vida até o momento em que estão prontas para o consumo. E com o uso de algumas ferramentas, substâncias específicas e acompanhamento periódico, os seus peixes crescerão saudáveis.
Se você está pensando em se tornar um piscicultor, preparamos um guia para que você conheça o que é necessário para criar peixe.
Fatores determinantes para criar peixe
Para começar a criação de peixe, é necessário conhecer alguns fatores que serão imprescindíveis para o sucesso do novo empreendimento.
Localização
A área de implementação para os tanques dos peixes deve ser planejada e selecionada de acordo com os dados hidrológicos e meteorológicos do local.
O local também deve ser ideal para construção de viveiros que facilite a distribuição e venda de peixes.
Além desses fatores, o local também influenciará no tamanho da exploração e produção de espécies, os custos com adequação às normas e resultados com a viabilidade técnica e comercial.
Outros requisitos como a qualidade da água, abastecimento constante de água limpa e o clima também devem ser ponto de atenção para escolher o local correto para a criação.
Topografia
É recomendável que o tanque seja construído em um terreno plano, para diminuir o trabalho com terraplanagem, uma vez que a topografia do local pode interferir na movimentação do solo durante a construção.
Solo
As condições do solo para a construção de tanques deve estar entre argiloso e arenoso. Um terreno nessas condições, possibilita que o tanque a ser escavado não forme vazamentos e infiltrações.
Água
É recomendável que o terreno escolhido seja abundante em água, com uma profundidade entre 1,5m a 2,5m de área.
Instalações para criar peixe
Na criação de peixes para fins comerciais, é necessário ter viveiros ou tanques de criação que sejam escavados em solo natural e que possuam sistemas de drenagem e abastecimento.
Se você optar pelo viveiro, saiba que existem dois tipos: os viveiros de derivação e os de barragem.
Os viveiros de derivação são construídos em terrenos com declives transversais que formam canais. Já os viveiros de barragem são erguidos em um dique capaz de interceptar o curso de água.
As vantagens de construir um viveiro de derivação são a facilidade de manejo e controle da entrada e a saída de água. A vantagem do viveiro de barragem é a que a construção possui baixo custo.
Os tanques se diferem por possuírem um fundo de alvenaria. Esse tipo de instalação para criar peixe impede infiltrações, entretanto o custo é alto.
Porém, a única desvantagem do tanque é que ele não possibilita a criação de micro-organismos que são essenciais para alimentação dos peixes, uma vez que o tanque é revestido de material artificial.
Falando em alimentação, a escolha da ração certa é fundamental para a sobrevivência e engorda dos peixes na criação.
Espécies recomendadas para criação
No mercado de criação de peixes, existem algumas espécies recomendadas para o cultivo em tanques e viveiros.
As espécies de água doce são as mais produzidas no Brasil, entretanto a prática varia conforme as condições ambientais de cada região, sendo algumas mais favoráveis para determinados tipos de pesca.
Sendo assim, as cinco espécies de água doce mais comuns no Brasil são: Tilápias, Carpa Comum, Tambaqui, Pacu e a Pirapitinga.
Agora que você já sabe de várias informações essenciais para começar a criar peixes, por que não começar um novo negócio?