Castrou um gatinho? Então, saiba que é preciso tomar cuidados específicos quanto à alimentação do seu felino. Confira, neste artigo, o que você deve fazer na hora de escolher a ração para gatos castrados e assim cuidar melhor deles!
Castração
A castração é bem importante para os gatinhos! Além de ser uma ótima alternativa para evitar a reprodução indesejada, esse procedimento ajuda a prevenir várias doenças nos bichanos, como o distúrbio uterino em fêmeas, por exemplo.
E não é só isso. Com a castração, é possível diminuir as manifestações sexuais de todos os tipos, começando pela demarcação do território com a urina, passando por possíveis lutas com outros animais e até fugas de casa. Ou seja, os gatos ficam mais tranquilos e sossegados.
Você percebeu que há uma série de benefícios em castrar, de uma vez por todas, o seu pet, certo? Mas, é preciso ficar atento ao pós-cirúrgico!
Mudanças após procedimento
Depois da castração, o tutor deve seguir alguns cuidados com o gatinho para que ele siga saudável e forte!
É por isso que, apesar de se recuperar bem após a cirurgia, o animal tende a passar por um período menos ativo e sem a vontade de fazer exercícios físicos. E, por isso, um olhar na dieta felina poderá prevenir o sobrepeso ou até a obesidade em seu pet.
Mesmo eles ficando um pouquinho mais preguiçosos, não esqueça: estimule seu amigo felino com brincadeiras e passeios. Tudo isso contribui para que o bichano se desenvolva bem e tenha uma vida longa!
Além disso, pela menor produção de hormônios sexuais, como estrogênio e androgênio, os gatos precisam de 20% a 25% a menos de necessidade energética em forma de alimentos. E como equilibrar isso?
O papel da alimentação para os gatos castrados
Há rações no mercado específicas para gatos castrados, que possuem mais proteínas e menos gorduras/calorias, em uma composição ideal para bichanos após a castração.
Essas podem contribuir para que os pets (e também os tutores) se acostumem à novas necessidades nutricionais que se apresentam após o processo de castração. Com uma ração que tem menor concentração de calorias, mas que sacia a fome do pet na mesma medida, essa transição fica muito mais simples.
Um exemplo é a Nature Fórmula. As opções Super Premium PRO e também Premium Especial foram preparadas com baixo índice glicêmico e baixo sódio, além de uma distribuição inteligente das calorias, o que é perfeito para essa fase da vida dos gatos.