Todos nós sabemos que cães e gatos precisam de uma dieta equilibrada, que promova nutrientes essenciais para o seu crescimento e manutenção da sua saúde. Entretanto, os felinos têm uma necessidade consideravelmente maior de ingerir proteínas do que os cachorros. Por isso, a L-taurina para gatos é uma substância primordial no seu dia a dia.
A L- taurina é um dos aminoácidos essenciais para garantir a manutenção da saúde do seu gato. Ela atua permitindo o funcionamento correto da visão, reprodução, sistema digestivo e músculo cardíaco. Além disso, a L-taurina é muito importante para o aumento dos efeitos da insulina no organismo deles, o que beneficia a melhora no metabolismo do seu felino.
Afinal, o que é a L-Taurina e qual a sua importância para os gatos? Onde posso encontrar esse nutriente? Continue a leitura e entenda!
O que é a Taurina?
A taurina foi descoberta em 1927 na bile de bovinos — especificamente em touros, daí veio o seu nome — e é um aminoácido sulfônico, ou seja, contém enxofre em sua composição. Os aminoácidos são as unidades básicas das proteínas e são divididos em dois grupos: essenciais e não essenciais.
Os aminoácidos não essenciais são os que o próprio corpo produz, enquanto os essenciais não são produzidos pelo organismo e precisam ser incluídos nas dietas. De qualquer forma, os aminoácidos são fundamentais para o funcionamento dos sistemas fisiológicos dos seres vivos como um todo.
Diferente de outros aminoácidos, a taurina não é incorpora às proteínas, o que significa que ela não é utilizada na formação de proteínas. Ou seja, a taurina é um aminoácido livre encontrado exclusivamente em tecidos de origem animal.
Quais são as consequências da falta de taurina?
A deficiência de taurina para gatos no organismo é capaz de ocasionar uma série de complicações para a saúde do felino. Se essa deficiência não for tratada, pode conduzir o aparecimento de doenças séries, como:
- Cardiomiopatia dilatada;
- Degeneração central da retina;
- Alterações congênitas;
- Problemas reprodutivos;
- Entre outros;
A comida dos gatos precisa conter taurina?
Sim. A quantidade desse aminoácido produzido pelo corpo dos felinos não é suficiente para garantir a boa atividade do organismo, por isso, é na alimentação onde é possível encontrar o equilíbrio para a suplementação. É recomendado que um gato adulto deve ingerir diariamente de 100mg a 130mg do aminoácido incluído no alimento seco.
Agora que você já sabe os benefícios da L-Taurina para a saúde do seu pet, conheça a Nature Fórmula PRO Gatos Adultos. Ela oferece a quantidade ideal de L-Taurina que o seu felino precisa, além de outros nutrientes essenciais para a saúde do seu gatinho!