Tanque de peixes: o que você precisa saber antes de construir o seu

Se você deseja fazer um tanque de peixes, é preciso entender o passo a passo do processo de construção, bem como todos os cuidados necessários para realizar o projeto sem imprevistos.

Por isso, neste artigo, você irá descobrir como tirar, de uma vez por todas, essa ideia do papel!

Construir um tanque de peixes

No momento de construir um tanque de peixe, alguns detalhes importam, como o formato e tipo do tanque, topografia do terreno, o solo, a quantidade de água e inclusive, os sistemas de abastecimento.  

Saiba mais de cada um deles! 

Formato do tanque 

Um tanque de peixes deve ter profundidade de 80 cm a 1,5 m. Ele pode ser retangular, que é o formato mais comum devido a facilidade de manejo, ou ainda, apresentar forma circular. 

A escolha depende, exclusivamente, dos peixes escolhidos para a criação. Sabendo disso, um tanque retangular é ideal para os bioflocos, peixes que precisam de pouca ou nenhuma renovação de água. Já o circular, atende mais espécies específicas, como bagres, lambaris, pangas e pirarucus, por exemplo. 

Topografia do terreno e solo 

A topografia deve ser livre de problemas diversos, como erosão, infiltração e instabilidade. Para isso, é necessário aproveitar o máximo o terreno, compactando o fundo e as paredes. 

Em relação ao solo, os mais adequados para um tanque de peixes são os argilosos e com baixa permeabilidade, já que os arenosos são pouco estáveis. 

Água

As fontes de água de um tanque de peixes devem ser livres de poluentes e de boa qualidade.

Em se tratando da quantidade, ela irá variar quanto a área do tanque e taxas de infiltração e evaporação e depende de quanto, em média, será gasto na renovação da água exigida no manejo da produção. 

Um cálculo correto evita erros nos cuidados com os peixinhos. Então, tenha cuidado!

Sistemas de abastecimento 

Para o abastecimento da água, o produtor pode optar pelo abastecimento por gravidade, que é implantado em casos de represas ou nascentes acima do nível do tanque. 

Já quando a água estiver abaixo do nível dos tanques, o mais recomendado é o abastecimento por bombeamento. É o caso de ter uma fonte, como um poço, por exemplo. 

Cuidados importantes 

Além de ter atenção a esses detalhes, contar com a ajuda de um profissional especializado em aquicultura é bem importante. 

Afinal, ao ter alguém de confiança no assunto ao lado, você consegue saber quais os materiais são necessários para fazer o tanque de peixes, receber instruções das técnicas de manejo e ainda, orientações específicas para o seu caso. 

Em outras palavras: você garante a certeza de que tudo irá dar certo. Por isso, pesquise muito e encontre a pessoa que pode te ajudar nessa missão!

Matérias relacionado

Lojista 3 alimentos tóxicos para cães e gatos.

3 alimentos tóxicos para cães e gatos.

Tempo de Leitura: 15 min
Dicas Recomendações de como armazenar a ração do seu pet corretamente

Recomendações de como armazenar a ração do seu pet corretamente

Tempo de Leitura: 15 min
Dicas Quando introduzir o alimento completo seco (ração) para filhotes?

Quando introduzir o alimento completo seco (ração) para filhotes?

Tempo de Leitura: 15 min
Dicas Por que não pode deixar a ração do seu pet o tempo todo disponível?

Por que não pode deixar a ração do seu pet o tempo todo disponível?

Tempo de Leitura: 15 min